Confira dicas para realizar suas metas e manter a saúde financeira
Sempre que se inicia o segundo semestre de qualquer ano, muita gente se pergunta como economizar nesse período que tem tanta festa e, consequentemente, gastos. Afinal, temos o Dia das Crianças, em outubro, e, mais para o fim do ano, o Natal, o ano-novo, as férias escolares, enfim. Cada data dessas é um barulhinho de caixa registradora na mente, não é mesmo?
Pensando nisso, hoje trouxemos um guia com dicas de economia, que vão desde formas de poupar nos presentes e festas até sugestões de investimento seguro, como CDB Investimento, para ter uma grana extra para contar. Confira!
Como economizar no segundo semestre do ano?
Já vimos que economizar do meio do ano para a frente pode ser um desafio, certo? Com tantas opções de festas para ir e promover, viagens para fazer e presentes a dar, é complicado pensar em economia.
A boa notícia é que, se você começar seu planejamento no início do segundo semestre, ainda terá tempo de se preparar e poder curtir tudo isso sem estourar o orçamento. Nesse sentido, confira a seguir algumas dicas simples, mas infalíveis, para te ajudar nessa tarefa.
- Prepare-se com antecedência
Deixar para planejar os gastos no seu orçamento de última hora pode não dar certo. Assim sendo, o ideal é se planejar com o máximo de antecedência possível.
Por exemplo, buscar formas de obter renda extra. Títulos de renda fixa, como o CDB Investimento, por exemplo, podem ser uma boa opção. Isso porque eles são seguros, a maioria dos bancos oferecem essa modalidade e você pode começar a investir com pouco dinheiro.
Muitos bancos oferecem a possibilidade de começar no CDB Investimento, por exemplo, com um aporte inicial de R$ 100. Sem contar que, dependendo do plano que você escolher, poderá ter acesso a esse dinheiro acrescido de juros antes da época das festas.
Além de investir e planejar renda extra, você também pode se preparar para comprar os presentes antes do início da temporada. Afinal, perto do Natal, os preços tendem a subir devido à alta procura. Portanto, considere aproveitar a Black Friday, por exemplo, que acontece no final de novembro, para comprar os presentes de Natal.
Se você pretende viajar, também é interessante comprar pacotes de viagem agora. Você pode, aliás, pagar parcelado para quando chegar a época das férias já estar com tudo pago, o que traz muito mais segurança e tranquilidade.
Enfim, você pode combinar essas dicas de preparação. Por exemplo, optar pelo CDB Investimento ou outra modalidade segura que te permita resgatar próximo da época da Black Friday. Assim, você garante os presentes pagando menos e sem comprometer seu orçamento.
- Seja criativo nos presentes
Tem como economizar sem deixar ninguém sem presente. Isso porque, muitas vezes, o preço nem é o principal fator responsável por fazer a pessoa gostar.
Para o Dia das Crianças, por exemplo, você pode planejar um passeio, um piquenique, uma ida ao parque etc. As crianças amam esse tipo de atividade e ainda sai superbarato.
Outra forma de economizar é dar presentes feitos à mão. Afinal, você pode personalizá-los de acordo com o gosto de cada pessoa, fazer algo especial e ainda poupar dinheiro, uma vez que só precisará comprar os materiais.
- Reutilize
Quando chegar o fim do ano letivo, avalie os materiais escolares das crianças e guarde tudo o que der para reaproveitar no ano que vem. Mochilas, estojos, canetas, lápis de cor, uniformes, enfim. É bom lembrar que tudo o que você conseguir reutilizar não precisará ser comprado na época da volta às aulas.
Também é importante guardar os enfeites natalinos para usar novamente no próximo Natal, o que evita ter esse gasto todos os anos. Assim, quando passar a época das festas, guarde enfeites, bolas, pisca-pisca, guirlandas e outros adereços em uma caixa ou saco bem lacrado, em um lugar ao abrigo do sol e da umidade para não danificar.
- Planeje a aplicação do seu 13º salário
Algo que muita gente faz é seguir a vida normalmente durante o ano e contar única e exclusivamente com o 13º para custear as despesas extras do final do ano. No entanto, isso é um grande erro e pode comprometer seu orçamento e o sucesso das suas festas e férias.
Por isso, faça um orçamento separado para esses extras desde já e reserve dinheiro todos os meses. Lembre-se também de checar esse orçamento regularmente e de procurar fontes de renda extra, seja com o CDB Investimento do qual já falamos ou outras formas.
Gostou das dicas de como economizar no segundo semestre do ano? Agora coloque todas elas em prática. Comece agora mesmo a se preparar para as festas!