Tech

moda &

Negócios

Quais são os tipos de prata existentes?

anel de prata

Saiba quais modelos de pratas existem e em que elas mais são utilizadas no mercado 

 

Você, com certeza, já passou algum tempo olhando joias na internet ou pessoalmente. Esse é um universo gigantesco, que contém diversos modelos para todo tipo de cliente, desde peças superelaboradas a itens delicados e simples, para quem gosta de algo discreto. O mundo das joias cresce a cada dia, e um dos materiais mais queridos por quem investe nele é a prata. 

 

Ela é um dos materiais mais comuns quando falamos de semijoias e joias, e em alguns casos de bijuterias também. Além de ser mais fácil de encontrar, o material é de fácil manuseio para os profissionais dessa área. Porém, assim como todo material, existem diversos tipos de prata no mercado e, muitas vezes, isso deve ser levado em consideração ao se comprar uma peça. 

 

O tipo de prata utilizado em uma peça influencia em muitos fatores, inclusive na qualidade final do produto, se ele vai durar por bastante tempo, se vai escurecer em poucas usadas, entre outros pontos. E isso vale para qualquer tipo de artigo, seja um anel de prata, seja um colar, seja uma pulseira feita com essa matéria-prima.

 

Se você ficou curioso para saber quais tipos de prata há, abaixo confere uma lista completa com os tipos existentes no mercado. Assim, pode escolher a melhor opção para a sua joia.

1 – Prata 925

A prata 925 é a maneira mais comum de se utilizar a prata, principalmente em joias e em alguns utensílios domésticos. Ela é composta por 92,5% de prata e 7,5% de outros materiais, sendo o cobre o mais comum deles. A prata 925 oferece uma combinação ideal para quem procura durabilidade, brilho e resistência. 

2 – Prata fina 

Podemos dizer que a prata fina é a forma mais pura em que vamos encontrar este material, pois as peças feitas com essa prata possuem, em média, um teor de 99,9% de prata na composição. Ela é principalmente usada na produção de moedas, joias artesanais e objetos colecionáveis. O nível de pureza torna os artigos mais frágeis e, com o tempo, é natural que eles comecem a escurecer. Porém, os cuidados certos resolvem esse problema tranquilamente.  

3 – Prata de lei 

A prata de lei é muito semelhante à prata 925, já que também possui 92,5% de prata pura, mas os outros 7,5% podem ter composição diferente. A prata de lei costuma ser utilizada principalmente na produção de utensílios domésticos, como talheres, mas também é comum encontrá-la em joias de alta qualidade e em objetos refinados.

4 – Prata oxidada 

A prata oxidada é uma prata que passou por um processo de oxidação, mas de forma controlada, exatamente para criar um aspecto de peça envelhecida. Esse tipo específico de prata é o mais comum em peças vintage e, em alguns casos, é utilizado para realçar os detalhes de um artigo. 

5 – Prata tibetana 

Esse tipo de prata é conhecido principalmente por suas características étnicas e também artesanais. A prata tibetana costuma ter uma porcentagem menor de prata pura, podendo chegar, em média, a 60%. Contudo, ainda assim ela é muito admirada por suas formas superelaboradas e detalhes que não passam despercebidos.  

 

6 – Prata de lei brasileira 

O Brasil também possui a sua própria gama de pratas de lei, que, em muitos casos, misturam influências indígenas e também portuguesas. Esse é um tipo de prata empregada na confecção de joias e peças artesanais. Logo, o cliente costuma ter um item exclusivo e único, seja em formato de joia, seja em um objeto colecionável. 

 

Conteúdo