Tech

moda &

Negócios

Equilíbrio capilar: como controlar a oleosidade sem ressecar os fios

Equilibrio capilar como controlar a oleosidade sem ressecar os fios

Saiba o que fazer para encontrar o equilíbrio dos fios e deixá-los mais saudáveis e bonitos

Assim como a pele, o cabelo também é classificado em tipos: seco, normal, misto e oleoso. No caso deste último, a produção acentuada do sebo na raiz faz com que os fios tornem-se mais pesados e com aspecto pegajoso.

Para evitar esse tipo de incômodo, não basta adotar um cronograma capilar, mas, principalmente, ter hábitos que ajudem no controle dessa oleosidade, sem correr o risco de deixar as pontas secas ou ressecadas.

Nesse sentido, hoje iremos abordar tudo o que você precisa saber para conquistar um cabelo mais bonito e equilibrado, mesmo se ele for do tipo oleoso. Conheça a seguir algumas dicas.

Por que o meu cabelo é oleoso?

Antes de passar para os cuidados, é importante entender por que os fios são oleosos. De modo geral, todas as pessoas possuem glândulas sebáceas no couro cabeludo, sendo elas as responsáveis pelo sebo, uma espécie de óleo natural que, ao mesmo tempo, protege e hidrata os fios.

Acontece que, por fatores que tanto podem ser internos como externos, algumas pessoas têm essa produção de sebo em maior quantidade, o que resulta no que conhecemos como cabelo oleoso. Genética e desequilíbrio hormonal são exemplos de fatores internos.

Quanto aos externos, podemos incluir a inexistência de uma rotina de higiene adequada, o uso excessivo de produtos (como creme de pentear, gel, máscara, condicionador etc.) na raiz do cabelo e também o uso de itens não apropriados para o tipo de fio.

Driblando a oleosidade sem ressecar o cabelo

Encontre a frequência ideal para lavar os fios

Cada pessoa terá uma frequência adequada para manter os fios limpos. Em outras palavras, trata-se de algo estritamente individual. No caso de quem tem o cabelo oleoso, isso pode acontecer todos os dias, em dias alternados ou até de dois em dois dias. Faça esse teste e avalie como o seu cabelo se comporta.

Lave o cabelo com água fria

A temperatura da água também influencia a questão da oleosidade. Assim, quanto mais alta for, mais abertas estarão as cutículas dos fios e mais estimuladas estarão as glândulas sebáceas a produzir sebo. Portanto, o mais indicado é lavar o cabelo preferencialmente com água fria ou, pelo menos, morna.

Shampoo apenas na raiz

O produto responsável pela limpeza é o shampoo, que deve ser aplicado apenas na raiz por meio de uma massagem suave no couro cabeludo. No enxágue, a espuma do topo será distribuída pelo comprimento do cabelo, garantindo a higiene completa. Passar o produto em todo o fio, porém, favorece o seu ressecamento.

Condicionador do comprimento às pontas

A finalização da lavagem requer um produto que feche as cutículas do cabelo, deixando os fios mais sedosos e macios, isto é, o condicionador. Porém, ao contrário do shampoo, ele deve ser usado do comprimento às pontas. Se usado na raiz, é muito provável que o seu cabelo continue oleoso.

Dê preferência a produtos específicos para o seu tipo de cabelo

Na hora de comprar, escolha produtos adequados para o seu tipo de cabelo. Existem alguns ativos naturais que ajudam a equilibrar melhor a oleosidade, como o extrato de alecrim, óleo de melaleuca e mentol, assim como o ácido salicílico e o ácido hialurônico.

Utilize produtos sem enxágue no comprimento do fio

Leave-in, creme de pentear, mousse, ativador de cachos e reparador de pontas são alguns exemplos de produtos para cabelo usados na sua finalização, portanto, não precisam de enxágue. Semelhante à regra do condicionador, eles devem ser distribuídos do comprimento às pontas, sem jamais acumular na raiz.

Evite mexer no cabelo

Um hábito aparentemente inofensivo, como mexer no cabelo frequentemente, pode colaborar para que ele fique oleoso. Isso porque você acaba estimulando a produção de sebo em razão do movimento (o que também vale para a escovação constante dos fios) e da transferência da oleosidade das mãos para a raiz.

Conteúdo