Cabelo curtinho? Saiba como cuidar das madeixas de modo inteligente e efetivo
Poucas coisas são tão libertadoras para a demonstração de feminilidade quanto o cabelo curto. Recentemente, ele vem ganhando destaque com diversos penteados e formas de ser utilizado. O que antes era visto como um cenário masculino, hoje é compreendido como um corte moderno, de postura e atitude. E muito se engana quem pensa que não dá para ser feminina usando as madeiras menores… Um pixie, um bob de bico ou um soft bob, o cabelo curto chegou para ficar!
Uma das vantagens de aderir a esse movimento é a praticidade que ele traz. A vida anda cada vez mais corrida e conseguir arrumar o cabelo em menos tempo acaba sendo um grande diferencial no dia a dia. Contudo, não é porque os fios encurtaram que os cuidados com os fios ou com o couro cabeludo devem desaparecer.
O uso de produtos profissionais de acordo com o seu cabelo ainda precisa ser utilizado. Além disso, contar com a ajuda de equipamentos como um secador de cabelo profissional vai te ajudar a definir o corte melhor e ajustar com a sua personalidade. Para facilitar o cuidado diário, separamos algumas dicas fundamentais.
Lave seus cabelos corretamente
Por serem mais curtos, é normal que você sinta que os cabelos estão mais oleosos do que o de costume. Aproveite que ele está curtinho e invista em uma lavagem diária dos fios, com bons produtos.
Não esqueça de massagear o couro cabeludo para remover as impurezas que possam incrustar ali. Outra dica é prestar atenção na quantidade de produtos que você está utilizando.
Se você usa xampu demais, certamente vai deixar os fios com aspecto ressecado e quebradiço. Já no quesito condicionador, não é necessário, a menos que o seu cabelo tenha bastante volume.
Hidrate seus cabelos
Assim como temos esse processo quando temos os fios mais longos, os cabelos mais curtos também precisam de cuidados e hidratação. Aqui, inclusive, é cada vez mais necessário, porque o frizz fica muito mais evidente no corte curto, assim como as pontas duplas.
O segredo é apostar em boas máscaras de hidratação e realizar um cronograma capilar para evitar que aconteça isso com o seu cabelo. Investir numa aplicação de 1 a 2 vezes por semana é o segredo para deixá-los brilhantes e hidratados.
Use proteção contra o sol
Justamente por exibirem o couro cabeludo com mais frequência, quem tem o cabelo curto precisa adicionar um toque de proteção solar extra. E a ideia é que quanto mais curtinho você tiver, mais proteção você precisa adicionar.
Há produtos no mercado que já contam com esse filtro bloqueador e que podem ser uma excelente opção. Pode apostar sem medo!
Use os óleos capilares
Óleos capilares são bons para serem usados em todo comprimento de cabelo e todos os tipos também. Não é só porque o seu cabelo está curto que ele foge à regra.
Se você tem o cabelo naturalmente oleoso, procure óleos vegetais que sejam à base d’água, que possuem uma formulação mais leve e não pesam nos cabelos. O segredo também está em prestar atenção na quantidade que está sendo usada. Leia a instrução antes de usar para entender a quantidade ideal.
Use secador
Muito mais fácil do que secar os cabelos maiores, os cabelos curtos têm a facilidade de obter boa finalização mais rapidamente. Por esse motivo, use secadores bons para te ajudar a deixar os fios mais alinhados e organizados.
Não se esqueça de usar um protetor térmico para garantir que os fios estejam protegidos durante o uso do equipamento. Escolher um bom modelo de secador também faz toda a diferença na velocidade do jato e no tempo em que o cabelo fica exposto ao vento.