Tech

moda &

Negócios

Como planejar seu casamento em 2024?

vestido para casamento

Casais tendem a personalizar o evento, e a festa ganha cada vez mais destaque como um todo

 

Os últimos anos foram marcados por muitos acontecimentos envolvendo a vida afetiva de casais, com muitos se separando durante a pandemia ou optando por modelos de relacionamento menos convencionais. Para quem sonha com o vestido para casamento perfeito, 2024 pode ser um bom ano para colocar esse plano em prática. 

 

Em 2022, mais de 930 mil registros de união civil foram registrados no Brasil, segundo levantamento do IBGE. Porém, o número de casamentos é muito maior, já que diversas pessoas optaram por realizar cerimônias de união mais intimistas ou investiram em uma festa de celebração mais produzida.

 

Independente de ser um casal novo ou de longa data, oficializar a união exige bastante planejamento, mesmo para reunir apenas um grupo de pessoas mais próximas em uma data específica. Neste artigo, você confere algumas das tendências no universo dos casamentos em 2024 e dicas para planejar a sua versão desse evento de forma mais assertiva.

Tendências de casamento para 2024

O casamento é considerado uma das principais instituições sociais e, não à toa, ele movimenta áreas distintas. Decoradores, estilistas, costureiras, maquiadores, cabeleireiros, produtores de eventos e artistas são apenas alguns exemplos de profissionais que acompanham as tendências anuais em relação aos casamentos.

Casamentos sustentáveis

A pauta sustentável está cada vez mais presente em todos os lugares, e por se tratar de um evento, geralmente, de grandes proporções, o casamento também abraça essa tendência. Contratação de serviços locais, reciclagem de matéria-prima e até realização do evento durante o dia para aproveitar a luz natural são fatores considerados aqui.

Festa mais elaborada que a cerimônia

Aluguel de espaço, buffet, equipe de atendimento, decoração, roupas e viagem: somados, cada um desses elementos essenciais em um ”casamento perfeito” resultam em uma boa quantia de dinheiro. Hoje em dia, muitas pessoas optam por investir o dinheiro do casamento em uma festa maior do que na celebração tradicional.

 

Isso acompanha diversos comportamentos da nova geração, que prefere ter experiências diferenciadas (uma festa em um lugar inusitado, por exemplo) do que gastar com hábitos tradicionais. Não significa que a entrada na igreja com véu e grinalda deixou de ser desejada, mas, para muitos, não é mais a prioridade.

Checklist de planejamento para quem vai casar em 2024

Seguindo ou não tendências em relação a como realizar seu casamento, o importante é ter um planejamento antecipado e que considere todos os pontos importantes para o casal. Quanto maior o evento, maior a necessidade de antecipar a contratação de serviços e, claro, de ter um cronograma.

Defina a data exata 

Tudo começa com o dia e horário em que o casamento será realizado. Isso porque, a depender da data desejada, fica mais difícil reservar espaços, contratar serviços por preços melhores e contar com a presença de convidados importantes. Se você sabe que a data escolhida possui alta procura, considere iniciar o planejamento quanto antes.

Compare diferentes orçamentos

A dica vale tanto para celebrações menores quanto casamentos luxuosos. Aqui é a hora de colocar no papel o que será gasto com alimentação, serviços, compra ou aluguel de roupas, passagens de convidados, transporte dos noivos e tudo que envolve o pós-celebração, como limpeza do local, hospedagens, etc.

Envie convites com antecedência e peça confirmação dos convidados

O ideal é que você mapeie a disponibilidade dos seus convidados assim que tiver uma data em mente. Isso permite que as pessoas se planejem em função de férias ou deslocamento fora de época, principalmente padrinhos e outras pessoas importantes no dia do casamento. Envie o convite com as informações de data, horário e serviços, se for o caso, pedindo confirmação de presença.

Tenha plano de ação para imprevistos

Por mais planejado que seja, qualquer evento está passível de sofrer imprevistos. Trânsito, problemas de saúde de profissionais envolvidos, mudança de clima e gastos de última hora devem ser levados em conta no seu cronograma. Por fim, tenha uma pessoa de confiança que fique responsável por garantir que tudo aconteça dentro do previsto, para que você foque em aproveitar o seu dia.

Conteúdo